segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Obras de Rodin vistas pela primeira vez na Bahia

Na presença do Ministro da Cultura e do Secretário de Cultura do Estado da Bahia, as caixas com as 62 peças do artista Francês foram abertas para a montagem da exposição.

As obras que farão parte da exposição “Auguste Rodin, homem e gênio”, avaliadas em R$ 26 milhões de reais, começaram a ser retiradas das caixas no dia 13 de outubro, no Palacete das Artes, em Salvador, com a presença do Ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, e do Secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles.

Das 62 obras em gesso que vão compor a exposição, as peças Eva (avaliada em 400 mil Euros) e o Escultor e sua Musa (avaliada em 150 mil Euros) foram abertas na presença dos técnicos do Museu Rodin Paris, e do currier brasileiro (responsável pela checagem de possíveis danos nas peças), que fizeram a primeira avaliação técnica. As caixas estavam mantidas em quarentena desde a sua chegada na Bahia, na última sexta-feira, 9 de outubro. “Necessitamos manter as caixas numa espécie de repouso, para que as peças se adaptem ao clima e para que possamos evitar riscos de serem danificadas”, explicou a museóloga responsável pelo projeto, Heloísa Helena Costa.

Durante todo o dia, museólogos e restauradores trabalharam na checagem das peças que foram esculpidas por Rodin, e na preparação do Palacete das Artes, que foi totalmente adaptado para receber o acervo inédito no mundo, sendo considerado atualmente o Museu mais seguro da Bahia. Equipes de segurança, limpeza, climatização trabalharão nas próximas duas semanas para a abertura oficial da exposição no dia 26 de outubro.

Para o secretário da Cultura, Márcio Meirelles, a vinda das obras para o Brasil é resultado de intensas negociações travadas desde 2007 pelo governo da Bahia com o Museu Rodin de Paris e representam um estímulo ao trabalho educativo, ao desenvolvimento das linguagens artísticas e colaboram diretamente com a economia da cultura. “É evidente que a exposição vai atrair turistas, ou até mesmo aumentar a estadia deles em mais um dia, ou período para ver as peças sem precisar ir a Paris. Para a Bahia com certeza teremos resultados no turismo e na troca de experiências entre as duas culturas, afinal temos agora um pedaço da França no Estado:, comentou o Secretário ao se referir sobre as peças que pertencem ao patrimônio da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário