segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Começa exposição “Auguste Rodin, homem e gênio”

A exposição “Auguste Rodin, homem e gênio” acaba de ser inaugurada. Em entrevista coletiva realizada agora há pouco no espaço, o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner; os secretários de Cultura, Márcio Meirelles, e o de turismo, Domingos Leonelli; junto com o diretor do museu Rodin de Paris, Dominique Vieville, comentaram sobre a vinda das peças originais para Salvador.
“É um momento de grande emoção para mim, como governador. Imagino então a emoção das pessoas que trabalham aqui no Palacete, no momento da abertura das caixas, ao ver pela primeira vez as peças pelas quais trabalharam tantos anos”, comentou Jaques Wagner sobre a expectativa pela inauguração do Palacete. “Muita gente virá à cidade, motivadas especificamente pelo Projeto Rodin Bahia”, completou.
O secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, falou sobre a integração entre a Bahia e França, incentivada pelo “Ano da França no Brasil”. “É a história da arte francesa que temos aqui. É um grande incentivo à visitação aos museus, que une-se às outras ações que já desenvolvemos e que aumentaram a visitação à estes equipamentos em 400%”, comemora.
O diretor do Rodin de Paris, Dominique Vieville, exaltou a independência e credibilidade do similar baiano. De acordo com ele, “o Rodin Bahia não é, de forma alguma, um anexo ou uma filial do nosso museu de Paris. É um equipamento completamente autônomo, e que merece receber estas peças, patrimônio inalienável do governo francês”. Esta é a primeira vez que as obras de Rodin passarão tanto tempo fora de seu país de origem.
Após a coletiva, os cerca de 1.500 convidados puderam apreciar pela primeira vez na Bahia as 62 esculturas de Rodin, avaliadas em 26 milhões de reais. O Palacete recebeu iluminação especial para a inauguração, que valorizou ainda mais seu piso de ipê, os vitrais italianos e os afrescos, que brilhavam ao refletir os canhões de luz posicionados na área verde ao redor do espaço. A expectativa é de que o Projeto Rodin Bahia receba, até 2012, um milhão de visitantes.

7 comentários:

  1. Nossa, estou muito emocionada com esta notícia!!! Estive em Paris no Museu de Rodin e suas esculturas são ainda mais fantásticas de perto!!! Fico muito feliz, pois agora poderei levar meus familiares para apreciar as maravilhas que eu vi tão longe.
    Parabéns a todos os envolvidos que conseguiram trazer esta exposição para cá!!!

    ResponderExcluir
  2. Creio que não seja a primeira vez que as obras de Rodim visitam nossa cidade.

    Veja esta matéria de 2006:

    http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2006/05/31/Bahia_Nacional/Museu_Rodin_coloca_Salvador_no_ci.shtml

    O que não tira o brilho do acontecimento é claro.

    ResponderExcluir
  3. Moro em Salvador, sei aonde é a Graça, mas não sei onde é este Museu......

    Cadê o endereço????????

    ResponderExcluir
  4. é possível agendar visitação de escolas para 2010?

    ResponderExcluir
  5. Vi a exposição e desenvolvi um trabalho mesclando artes plásticas, dança e teatro, sou estudante de Teatro da Universidade Federal de Sergipe e penso em fazer meu TCC com esse tema... então gostaria de pedir quem tiver matérial sobre Auguste Rodin me envie por favor. meu e-mai é
    paulosergiolacerda@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se não há uma site do museu rodin em salvador e se haverá cursos 2010 sobre história da arte brasileira ou para formação de professores??? Sou da área de Linguagens e Códigos.
    Aguardo retorno, abçs.

    ResponderExcluir
  7. Até quando essa exposição fika aqui na Bahia?

    ResponderExcluir